Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT recomenda: emissoras devem observar diversidade racial em toda a programação

    Além da Globo, Record e SBT recebem notificações motivadas pela falta de representação racial. Objetivo é valorizar e alterar estereótipos sobre o papel do negro na sociedade

    há 6 anos

    Brasília – O Grupo de Trabalho (GT) de Raça do Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu ontem, 6 de junho, mais duas notificações recomendatórias, uma dirigida à TV Record e outra ao SBT, motivadas pela falta de representação da população negra nas telenovelas exibidas pelas emissoras.

    “O objetivo é valorizar a herança cultural e a participação dos negros na história do país e alterar estereótipos sobre o papel do negro na sociedade”, explica a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Valdirene Silva de Assis, que criou e também faz parte do GT de Raça.

    O GT se reúne desde o final do ano passado e tem, como uma das principais atuações, o estabelecimento de um diálogo com os canais abertos de televisão, para que seja observada a diversidade racial em toda a sua programação.

    Além da titular da Coordigualdade, o grupo é formado pelos procuradores do MPT Rafael Dias Marques, Elisiane Santos, Luciana Tostes, Ludmila Reis, e Honorato de Gouveia Neto, que é o primeiro procurador a ingressar no MPT por meio da reserva de vagas às pessoas negras.

    Para Valdirene de Assis, “as emissoras exercem um importante papel na formação, na construção, na consolidação e na alteração desses estereótipos, por isso é muito relevante a participação ativa desses veículos na discussão sobre o racismo estrutural”.

    As notificações tiveram como base uma pesquisa publicada em um site de notícias que revela uma média de apenas 8% de atores negros nas novelas da Globo, da Record e do SBT. A primeira a ser notificada foi a Globo, no mês de maio, às vésperas da estreia de uma telenovela ambientada na Bahia e que, segundo denúncias, não contava com pessoas negras no elenco.

    “Recebemos um número significativo de denúncias e, como já era uma de nossas ações previstas para este ano, e porque isso afronta o direito da população negra a ter sua devida representação, foi feita a recomendação”, conta a procuradora.

    Ela alerta, ainda, que não há, por parte do MPT, ingerência na obra. “Não há essa pretensão. A única recomendação é para que as empresas ofereçam oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação”, esclarece.

    Outras notificações serão expedidas para as demais emissoras, dando continuidade ao trabalho do GT, que também prevê mais ações a serem desenvolvidas para maior inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.

    Acesse, abaixo, as notificações enviadas pelo MPT em São Paulo à Record e ao SBT:

    Notificação Recomendatória – SBT

    Notificação Recomendatória – Record

    • Publicações7757
    • Seguidores632692
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-recomenda-emissoras-devem-observar-diversidade-racial-em-toda-a-programacao/586772005

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)