Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Municípios sergipanos descumprem legislação trabalhista

    Situação foi constatada pelo MPT nos dez municípios do interior do estado visitados durante a 4ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe

    há 6 anos

    Aracaju/SE – Trabalhadores sem contrato, recebendo menos de um salário mínimo, sem equipamentos de proteção individual necessários e sendo transportados de forma irregular foi a situação encontrada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em nos dez municípios do interior do estado visitados durante a 4ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE), iniciada no dia 7 de maio e encerrada nesta sexta-feira (18), com uma audiência pública realizada em Nossa Senhora da Glória.

    Quatro procuradores do Trabalho e dois peritos percorreram os municípios de Capela, Cedro de São João, Telha, São Francisco, Japoatã, Malhada dos Bois, Graccho Cardoso, Nossa Senhora das Dores, Muribeca e Aquidabã. De acordo com os procuradores do Trabalho, o descaso com o trabalhador da coleta de lixo é uma prática encontrada em todos os municípios visitados.

    “Encontramos trabalhadores sendo transportados juntamente com o lixo, bem como entre a cabine e o basculante de caçambas, correndo sérios riscos de contaminação e de acidentes. Além disso, a maioria dos trabalhadores estava sem fardamentos e com os EPIs danificados”, relata o procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga.

    A pior situação encontrada pelo MPT foi no município de Nossa Senhora das Dores. Segundo o procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, setenta trabalhadores que fazem a varredura e a coleta de lixo do município recebem entre R$ 430,00 e R$ 680,00, valor bem abaixo do estabelecido como salário mínimo. “Sem contar que não há contrato firmado com os trabalhadores. Não bastasse o descaso com a saúde do trabalhador, o município ainda submete os varredores e coletores de lixo a uma situação indigna”, questiona Raymundo Ribeiro.

    Já no município de Capela foi encontrado no lixão da cidade lixo hospitalar descartado com lixo da coleta regular. “Alguns catadores de lixo relataram que já sofreram acidentes com o material hospitalar. Em razão disso, solicitaram que as agulhas fossem colocadas em garrafas pet. Além disso, enquanto fazíamos a inspeção do lixão chegaram três veículos para descartar resíduos com trabalhadores sendo transportados de forma irregular”, explica o procurador do Trabalho Adroaldo Bispo.

    Durante a FPI também foram realizadas inspeções nas Usinas Junco Novo, Taquarí e Campo lindo para verificação de cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em cerâmicas e no frigorífico Nutrial para apurar denúncias.

    O MPT em Sergipe dará continuidade as ações iniciadas na FPI e notificará os munícipios para firmar TACs nos mesmos moldes feitos com outros municípios em etapa anterior da FPI.

    Vinte e sete instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, 9 órgãos estaduais, um órgão municipal e uma instituição da sociedade civil organizada.

    • Publicações7757
    • Seguidores632680
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipios-sergipanos-descumprem-legislacao-trabalhista/579854222

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)