Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caravana de jovens articula rede contra o trabalho infantil

    Caravana está na Bahia nesta sexta-feira (19), e, nos dias 17 e 18, passou por Sergipe

    há 6 anos

    Estimular a juventude a participar ativamente da sociedade, com debates e ações práticas voltadas a temas relacionados à infância e à juventude. Com esse propósito, três jovens integrantes de um comitê nacional chegaram a Salvador na manhã desta sexta-feira (19) para uma série de encontros.

    Eles integram a Caravana pelo Direito à Participação de Crianças e Adolescentes. A meta principal é articular grupos de jovens e instituições para a realização, em Salvador, no mês de abril, de um grande encontro da juventude baiana. O alvo das ações é o combate ao trabalho infantil e a promoção da educação, da aprendizagem e do apoio à juventude.

    O primeiro compromisso dos adolescentes Felipe Caetano, Davida Albuquerque e Mario Emmanuel, os dois primeiros do Ceará e o último de Pernambuco, foi um encontro com a procuradora Rita Mantovaneli. que integra a coordenadoria regional de combate ao trabalho infantil do Ministério Público do Trabalho. Os jovens estão percorrendo em caravana os nove estados nordestinos e mais o Pará para conversar com outros adolescentes e articular eventos de debate e engajamento nas ações de combate ao trabalho infantil. Na Bahia, eles ainda visitam a sede do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e conversam com um grupo de jovens do bairro de Itapagipe.

    “Conversar com esses jovens nos traz uma forte esperança de que há um futuro promissor para o país construído principalmente através da iniciativa e do comprometimento da juventude com o aprimoramento de nossa sociedade”, afirmou a procuradora após o encontro, que definiu a parceria do MPT na Bahia para a realização do encontro estadual de jovens, em abril. “O MPT se comprometeu a apoiar o evento, convocando todos os 417 municípios do estado a enviar até três representantes para um grande encontro em Salvador, no mês de abril. Nesse encontro, pretendemos criar o Comitê Estadual de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Ceapeti), que existe em outros estados, mas anda não foi criado na Bahia”, informou a procuradora.

    Sergipe – Nos dias 17 e 18, foi a vez de Sergipe receber a caravana. Sergipe foi o quinto estado do Nordeste a receber a comissão de jovens, que já percorreu as capitais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, além de duas cidades de Alagoas. A pretensão do grupo é incentivar o protagonismo local, através da formação de comitês regionais de adolescentes para dialogar com o poder público em prol da erradicação do trabalho infantil de forma mais efetiva, pois acreditam que o conhecimento profundo dos seus próprios direitos, assegurados pela Constituição e pelo ECAEstatuto da Criança e do Adolescente, os tornam mais conscientes e resistentes a situações de exploração.

    Em Aracaju, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região, os adolescentes participaram de roda de discussão com o Procurador-Chefe, Emerson Albuquerque Resende, o procurador do Trabalho e Coordenador Regional da Coordenadoria em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho – Coordinfância, Alexandre Alvarenga, representantes de diversos órgãos públicos, como as Secretarias de Ação Social de Aracaju e do Estado de Sergipe, conselhos tutelares, organizações não governamentais e integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, além de crianças e adolescentes.

    No dia 18, a caravana seguiu para o município de Itabaiana, onde desenvolveu atividades voltadas para a comunidade local, especialmente com os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Itabaiana (NUCA). Ao ser encerrada, em 8 de fevereiro, a caravana terá atingido nove estados do Nordeste, bem como a cidade de Belém, no Pará.

    • Publicações7757
    • Seguidores632697
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caravana-de-jovens-articula-rede-contra-o-trabalho-infantil/536197562

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)