Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sobrevivente de acidente da Chapecoense faz palestra no MPT

    Jornalista Rafael Henzel compartilha aprendizados do acontecimento em cerimônia de homenagem aos servidores jubilados

    há 6 anos

    Florianópolis - O jornalista Rafael Henzel, 44 anos, o único jornalista sobrevivente do Voo LaMia 2933 — cuja queda em 28 de novembro de 2016 marcou a maior tragédia do esporte mundial, foi palestrante na terça-feira (5) da cerimônia em homenagem aos servidores jubilados de 2017 do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SP).

    Na solenidade, receberam placas de agradecimento pela dedicação à instituição os servidores Daniel Almeida Soares, Martha Simei Teles Pereira e Marco Antonio Arenhart (20 anos de casa) e Andressa Farinon, Fabia Cristiana Furlan Lopes, Ivanir Sant Helena e Luiz Fernando Santos Soares (10 anos de casa).

    Logo após Rafael Hanzel dividiu com procuradores, servidores, estagiários e terceirizados, o drama e a lição de vida que teve com o acidente de avião que levava a equipe da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana na Colômbia, um sonho interrompido pela falta de combustível. Dos 77 passageiros, somente 6 sobreviveram. Henzel, que faria a cobertura da final pela Rádio Oeste Capital FM, perdeu 20 colegas jornalistas.

    Na palestra o jornalista deu detalhes dos dois minutos de apreensão entre o desligamento dos motores da aeronave e a colisão lateral com o solo. "Apaguei durante a queda. Ao acordar na escuridão da mata, notei uma luz distante que me fez perceber que havia nascido de novo."


    "Enquanto eu estava no hospital, não imaginava a comoção que o acidente estava causando no país e no mundo" afirma o jornalista, que se surpreendeu com a mobilização popular diante do acidente. Em novembro, um ano após o acidente, Henzel retornou ao local para agradecer às equipes de emergência colombianas.

    Em seu relato, destacou a emoção em retornar ao lar após ter sobrevivido. Hoje, Henzel prioriza os momentos de alegria e esperança junto aos amigos e familiares. "Nos momentos de tensão a gente resgata uma força que nem sabe que tem."


    O recado dele foi: “sorria, aprenda a valorizar as coisas mais simples e cada minuta de sua existência, ouça uma música, nunca desista, não se apegue aos traumas dos momentos difíceis, olhe para frente, foque no futuro e acredite que a oração e as energias positivas cultuadas em diferentes religiões, culturas e povos numa corrente única de amor e fé são o bem maior da humanidade. Deus opera milagres e prova disso somos nós, os comissários Erwin Tumiri e Ximena Suarez, os atletas Alan Ruschel, Jackson Follmann, Hélio Neto Zampier e eu...eu sou um milagre”.

    As palavras resumem o livro escrito por Rafael Henzel “Viva como se estivesse de partida”.

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sobrevivente-de-acidente-da-chapecoense-faz-palestra-no-mpt/529468568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)