Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum de entidades vai fomentar a inclusão de PCDs

    Uma audiência pública no MPT, nesta sexta-feira, 22, vai marcar a instalação do Fórum de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (FIAPCD)

    há 7 anos

    Belo Horizonte – O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove nesta sexta-feira (22) audiência pública de lançamento do Fórum de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (FIAPCD). Diversos órgãos e entidades públicas, privadas e movimentos sociais foram convidados a integrar Fórum, que tem por objetivo fortalecer as ações de inclusão no mercado de trabalho, por meio da atuação interinstitucional, do compartilhamento de competências e de atribuições.

    “Em Minas Gerais, 37 grandes empresas respondem por um déficit de vagas para pessoas com deficiência que supera 8 mil, ou seja, essas empresas não cumprem a obrigatoriedade de reserva de cota prevista pela Lei 8.213/91. Um dos objetivos da organização do Fórum é alcançarmos juntos uma meta de 50 empresas regularizadas, até 2018”, explica a coordenadora regional da Coordigualdade, a procuradora do Trabalho Elaine Nassif.

    A organização do Fórum é uma das iniciativas que integram o Projeto Inclusão e Acessibilidade encampado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade) do MPT, para o biênio, 2017-2019. O projeto pretende fomentar ações de inclusão em todo Brasil. Confira a programação da audiência.

    Setembro é o mês de promoção da inclusão: No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD). Como forma de dar visibilidade às questões relacionadas à luta pela inclusão nos diversos setores da sociedade, o mês de setembro passa a ser cenário de uma série de iniciativas em Belo Horizonte. Além da audiência pública já está acontecendo uma vasta programação que abrange workshops e até apresentações paradesportivas.





    De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), o último Censo Demográfico de 2010, apontou que mais de 45 milhões de brasileiros (23,9% da população do país) declararam ter alguma deficiência. Isso significa dizer que uma parcela significativa da população do Brasil acaba ficando, por vezes, à margem da sociedade, seja pela falta de oportunidade de trabalho, pelas dificuldades no acesso à educação, e também pela discriminação que muitos acabam passando por conta de sua deficiência. Por isso mesmo a importância de se promover eventos que legitimem a luta dessas pessoas, de forma a acrescentar novas ideias ao debate e, principalmente, propor ações para a inserção, de forma ampla, dessas pessoas na sociedade.

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações302
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-de-entidades-vai-fomentar-a-inclusao-de-pcds/501876164

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)