Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EBC é notificada para combater assédio moral

    MPT também propôs assinatura de TAC para que a empresa se comprometa a não permitir essa prática

    há 7 anos

    Brasília - A procuradora Renata Coelho, do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), se reuniu com representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e expediu Notificação Recomendatória para que a empresa adote medidas efetivas no combate ao assédio moral organizacional.

    O documento prevê a edição de norma interna, designando setor específico para averiguar práticas de assédio moral, estabelecendo procedimento idôneo e sigiloso. Também consta a promoção de seminários e workshops, destinados à conscientização e prevenção sobre o tema.

    Em audiência realizada na sede do MPT-DF, representante da EBC confirmou que, apesar de haver Comissão de Ética para apurar denúncias internas, não há medidas no sentido de conscientização e treinamento prévio.

    A representante afirmou que foi confirmado o assédio moral em caso anteriormente apurado e que, nos últimos meses, outras denúncias chegaram à Comissão de Ética. A empresa já responde a processos judiciais relacionados ao objeto do Inquérito.

    Para a procuradora Renata Coelho, é preciso respeitar os princípios constitucionais da dignidade da pessoa e a valorização social do trabalho. Ela lembra que “a saúde do trabalhador deve ser tratada como um bem a ser protegido juridicamente por toda a sociedade” e que “é dever do empregador manter um ambiente de trabalho hígido, inclusivo e que permita a manutenção e promoção da saúde física e mental de seus trabalhadores”.







    Além de a Notificação, a procuradora propôs a assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), para que a empresa se comprometa formalmente a não permitir, tolerar ou submeter seus empregados a situações que evidenciem o assédio moral. O TAC prevê canal de comunicação interno para orientar, receber e investigar denúncias, garantindo que a vítima não vá sofrer retaliações.

    Há previsão de multa de R$ 10 mil, em caso de descumprimento de uma das cláusulas. A EBC deve manifestar se concorda ou não com o TAC até o dia 14 de agosto.

    Inquérito Civil nº 001283.2015.10.00/2 - 37

    • Publicações7757
    • Seguidores632687
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações234
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ebc-e-notificada-para-combater-assedio-moral/480387483

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)