Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Shopping adere à campanha contra trabalho infantil

    Até o dia 2 de março, local abrigará exposição de fotos e objetos que refletem as realidades vivenciadas por crianças e jovens

    há 7 anos

    Recife - Para promover a reflexão e o debate sobre a exploração de crianças e adolescentes, o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza, em parceria com o Plaza Shopping, a exposição “Não cale!”. A mostra fica exposta de 16 de fevereiro até 2 de março, no Piso L4 do mall, e tem curadoria de Daniel da Hora, Chief Creative Officer da DH,LO Creative Boutique.

    A iniciativa faz parte de uma campanha nacional, intitulada “Trabalho infantil: Se você se cala, ele não para”, que o MPT inaugura no Recife e segue com divulgação por outras cidades do Brasil. Além das fotos, a exposição também contará com objetos que refletem as realidades de choque, vivenciadas por crianças e jovens que têm sua escola, a diversão e sua infância negadas por causa do trabalho infantil.

    Trabalho infantil - Segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, havia 3,331 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho no país. No ano passado, o número caiu para 2,672 milhões. A queda de 19,8% no número de crianças em situação de trabalho no Brasil reflete a crise econômica e do aumento do desemprego no país, já que a ocupação como um todo caiu, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, realizada pelo IBGE.

    No entanto, há uma tendência ao aumento do trabalho infantil entre 5 a 9 anos, de acordo com análise realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Trabalho Infantil (FNPETI). Em 2015, foram registrados 79 mil casos, 12,3% a mais que em 2014, quando havia 70 mil crianças nesta faixa trabalhando. Em 2013, eram 61 mil.

    Coordinfância - Por meio da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), o MPT promove, monitora e coordena ações de prevenção e combate ao trabalho infantil. Grande parcela desses jovens vivem na pobreza e são forçados a complementar a renda familiar, muitas vezes fazendo tarefas pesadas e perigosas.





    • Publicações7757
    • Seguidores632687
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/shopping-adere-a-campanha-contra-trabalho-infantil/433404096

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)