Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT coíbe discriminação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

    há 15 anos

    De acordo com o Artigo 1º da Convenção 111º da Organização Internacional do Trabalho (OIT), discriminação é toda distinção, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão. Segundo o procurador do Trabalho Arlélio de Carvalho Lage, enquadra-se nesta conceituação, qualquer diferenciação feita às pessoas com deficiência (PCD), que resulte na exclusão do mercado de trabalho. O tema também está explícito na Lei 8.213/91, que estabelece que as organizações com mais de 100 funcionários são obrigadas a contratarem pessoas com deficiência (PCD) e/ou reabilitadas pelo INSS.

    Somente na primeira quinzena de novembro, seis empresas assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em procedimentos conduzidos pelo procurador Arlélio Lage. Quatro delas se comprometeram a contratar PCDs em no máximo 360 dias: Service Manutenções e Montagens; Locguel Locadora de Equipamentos para Construção; Beneficência Franciscana; e Centrolimp Administração e Serviços. A Viação Pássaro Verde e a Mecan Indústria terão dois anos de prazo, por necessidades específicas. Caso descumpram o TAC firmado, as empresas poderão pagar multa entre 500 e 5 mil reais.

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-coibe-discriminacao-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho/271599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)