Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGT discute trabalho escravo e lista suja com presidente da MRV

    Visita do empresário ao gabinete de Luís Camargo buscou estabelecer diálogo sobre questão

    há 9 anos

    Brasília – O procurador-geral do Trabalho recebeu nesta quinta-feira (5), em seu gabinete, o presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin Teixeira de Souza, e o deputado federal pelo PT/MG, Gabriel Guimarães. A visita teve como objetivo estabelecer uma linha de diálogo sobre a questão do trabalho escravo na construção civil e o cadastro de empregadores, a chamada lista suja, do Ministério do Trabalho e Emprego, que elenca pessoas físicas e jurídicas que utilizam mão de obra análoga à escrava.

    Rubens Menin também é presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), autora da ação direta de inconstitucionalidade que obteve liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), no final de dezembro, suspendendo a lista suja. Menin afirmou que não é contra o cadastro de empregadores, mas que quer melhores condições para que as empresas possam mostrar que resolveram as irregularidades, a fim de sair da lista suja.

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) defende a derrubada da liminar contra a lista suja. No entanto, Luís Camargo destacou que o cadastro de empregadores só funciona se houver mecanismos para que as pessoas físicas e jurídicas ingressem e saiam dele. “Se os empregadores saem da lista suja, significa que eles sanaram as irregularidades que os levaram a constar no cadastro,” ressaltou.

    “O MPT pode ser uma instituição fundamental para verificar se as irregularidades foram sanadas. E nós temos uma ferramenta importante para isso, que é o termo de ajustamento de conduta”, completou o procurador-geral do Trabalho.

    Informações:

    Procuradoria-Geral do Trabalho

    Assessoria de Comunicação

    (61) 3314-8222

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações576
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgt-discute-trabalho-escravo-e-lista-suja-com-presidente-da-mrv/165456313

    Informações relacionadas

    MPT negocia com MRV fim de contratações irregulares

    Contrato de Trabalho - TRT02 - Ação Jornalistas - Atord - contra Novus Midia e Cbsp - Casablanca Service Provider

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    No Rio de Janeiro a MRV determina que os corretores que trabalham em suas lojas como prestadores de serviço, sejam responsáveis por abrirem e fecharem as lojas, cumpram escala de trabalho e obedeça aos horários, sendo que apenas o gerente da loja possui carteira assinada, considero uma pratica abusiva. continuar lendo