Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hospital terá que acabar com terceirização de serviços médicos

    Justiça proibiu o Hospital São Patrício, de Itaqui (RS), de continuar com as contratações irregulares

    há 9 anos

    Porto Alegre - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana (RS) conseguiu liminar que coíbe a terceirização irregular de serviços médicos no Hospital São Patrício, de Itaqui (RS). O estabelecimento terceirizava, através da sociedade empresária Itamed Ltda., a consulta e atendimento médico-ambulatorial de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Inquérito civil do MPT constatou que para trabalhar no hospital, médicos eram incentivados a ingressar na Itamed. A prática, conhecida como pejotização, é considerada fraude trabalhista.

    A decisão da Vara do Trabalho de São Borja (posto de Itaqui) determina que a empresa se abstenha de terceirizar serviços médicos, atividade-fim do estabelecimento, devendo contratar diretamente os médicos que atuam nele. De acordo com a decisão, do juiz substituto Átila Roesler, ao terceirizar a sua atividade principal, o hospital viola também as normas de segurança e saúde do Trabalho, pondo em risco a saúde dos médicos e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

    Em caso de descumprimento, será cobrada multa de R$ 10 mil, valor multiplicado pelo número de trabalhadores em situação irregular e pelo número de constatações. Os valores decorrentes da multa são reversíveis ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    Reincidente – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do qual partiu a denúncia ao MPT, autuou o hospital mais de uma vez por conta de pejotização. Pela irregularidade, foi proposto pelo MPT ao hospital um termo de ajuste de conduta, em agosto de 2014. Mas o estabelecimento se recusou a assinar o acordo.

    Na ação, ajuizada pela procuradora do Trabalho Fernanda Arruda Dutra, o MPT requer a confirmação das determinações da liminar e a condenação do hospital ao pagamento de indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos. O valor deve ser revertido para entidades assistenciais e filantrópicas da Região.

    ACP nº 0010219-57,2014.5.04.0871

    Informações:

    MPT no Rio Grande do Sul

    prt4.ascom@mpt.gov.br

    (51) 3284-3066

    • Publicações7757
    • Seguidores632683
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-tera-que-acabar-com-terceirizacao-de-servicos-medicos/159862460

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)