Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Detran não pode mais cobrar contribuição sindical

Decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região beneficia mais de 3 mil motoristas em todo o Estado

há 9 anos

João Pessoa – O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) está impedido de cobrar contribuição sindical ou confederativa dos motoristas autônomos profissionais para emissão de licenciamentos de veículos, renovações ou outras operações. A decisão beneficia mais de 3 mil trabalhadores em todo o Estado. Por cada cobrança irregular, o Detran pagará multa mensal de R$ 500.

A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, com base em recurso do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), altera a sentença original, condenando o Detran a se abster da prática. Segundo o procurador do Trabalho Paulo Germano, autor da ação civil pública, a cobrança “afronta diretamente a liberdade de associação sindical constitucionalmente assegurada, a liberdade de exercício da profissão e viola o modelo de gestão e destinação da contribuição sindical obrigatória, previsto no artigo 589 da CLT”.

Investigações apontaram que a cobrança vinha sendo feita há quase 15 anos e ocorria no momento da retirada de registro e licenciamento de veículos de transporte de carga, táxis, caminhões e ônibus de aluguel, com base em convênios firmados entre o Detran e Sindicatos de Condutores Autônomos de Táxis Rodoviários e Transportadores Rodoviários de Bens de todo o Estado da Paraíba.

A exigência do Detran, no opinião do procurador do Trabalho, representa ainda repartição indevida de contribuições sindicais arrecadadas, uma vez que os tributos eram somados e repartidos por três entidades sindicais diferentes, de localidades e categorias distintas, em desacordo com as regras da CLT. Outra parte da arrecadação era destinada ao Detran a título de ressarcimento de custos operacionais.

“Impedir o exercício profissional pelo fato do trabalhador autônomo estar inadimplente com o pagamento da contribuição sindical obrigatória, ou de qualquer outro tributo, viola o próprio direito constitucional ao trabalho”, afirma Paulo Germano.

Processo nº 0040600-9.2013.5.13.0006-e

Informações:

MPT na Paraíba

prt13.ascom@mpt.gov.br

(83) 3612-3119

  • Publicações7757
  • Seguidores632685
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detran-nao-pode-mais-cobrar-contribuicao-sindical/159371714

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)