Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Metalúrgicas de Caxias do Sul recebem orientações do Projeto Cipa

    Projeto já atendeu mais de 300 empresas e tem como objetivo destacar a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    há 10 anos

    Porto Alegre – Setenta e três empresas do setor metalúrgico de Caxias do Sul (RS) participaram da terceira série de reuniões do "Projeto CIPA", promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Cada uma entregou relação de 20 documentos sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O encontro ocorreu na terça-feira (22), no auditório do MPT no município.

    "Nas reuniões, além de receber os documentos, nós informamos às empresas o objetivo da notificação e a necessidade de adequação. A participação do Sesi é importante para proporcionar às indústrias o apoio técnico para a adequação da atividade das Cipas e da elaboração e implementação dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRAs) e dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSOs), temas indissociáveis", explicou o procurador do Trabalho Ricardo Garcia, à frente das reuniões.

    Os técnicos em segurança do trabalho do Sesi Wagner Fabri e Liliane Swaisser apresentaram aos participantes informações sobre os treinamentos que a instituição faz na área e as opções disponíveis às indústrias. "Importante ressaltar o caráter profissional que o SESI agrega ao curso, propondo modelo de gestão por resultado com utilização de ferramentas e técnicas de qualidade total", explicou Wagner.

    A quarta série de reuniões será realizada em 15 e 16 de maio, com mais 100 empresas dos setores metalúrgico e comercial, também no auditório do MPT (localizado na rua Dante Pelizzari, 1.554, 2º andar, bairro Panazzolo). Haverá outras convocações mensais de companhias com mais de 19 empregados durante todo o ano de 2014.

    Projeto Cipa – O projeto, inédito no Brasil, já orientou mais de 300 empresas e tem o objetivo de mostrar às companhias a importância da Cipa. A inciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra Gaúcha (Cerest/Serra) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

    Na primeira série de encontros, realizada em janeiro, mais de 200 indústrias caxienses dos setores metalúrgico e de material plástico participaram de cinco reuniões sobre o tema. A segunda série foi realizada em fevereiro, com 20 empresas do ramo de alimentação e 15 empresas da área da saúde.

    Dia do Cipeiro – No dia 29 de agosto, Dia do Cipeiro, será realizado o Encontro Intercipas. A expectativa é reunir até 2 mil pessoas no Ginásio do SESI. A importância da Cipa será destacada na programação que está sendo montada. Haverá, ainda, uma atração artística já confirmada: show do "Guri de Uruguaiana". No dia 6 de junho, é a vez dos sindicalistas participarem de uma Oficina de Cipeiros, ministrada pela Fundacentro.

    Informações:

    MPT no Rio Grande do Sul

    prt4.ascom@mpt.gov.br

    (51) 3284-3066

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/metalurgicas-de-caxias-do-sul-recebem-orientacoes-do-projeto-cipa/117179613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)