Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa chinesa faz acordo com trabalhadores em Sinop

    SEPCO1 bancará retorno dos trabalhadores ao Maranhão, com passagens, custos de alimentação e indenização por dano moral

    há 10 anos

    São Luís - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sinop (MT) mediou acordo com um grupo de trabalhadores que vieram do Maranhão com promessas de emprego em Mato Grosso. A empresa chinesa SEPCO1 havia se recusado a contratar 22 dos 39 obreiros recrutados, alegando que o período de chuvas provocou diminuição na necessidade de mão de obra. Os maranhenses denunciaram o caso ao MPT, relatando que pagaram as passagens de ônibus do próprio bolso e foram dispensados quando chegaram a Sinop, após três dias de viagem.

    A SEPCO1 é responsável pela construção de torres de transmissão em municípios no norte de Mato Grosso. Depois de duas audiências, a empresa se comprometeu a providenciar o retorno dos trabalhadores ao Maranhão e a pagar passagens, despesas com alimentação e indenização por dano moral. Cada trabalhador recebeu R$ 1.250, com exceção de cinco pessoas, que vão pedir indenização nos seus locais de origem. Segundo a empresa, não houve intenção de prejudicar os trabalhadores e contratara apenas 17 das 39 pessoas, pois acordou com seus atuais trabalhadores um recesso até o início de janeiro de 2014.

    A procuradora do Trabalho Thalma Rosa de Almeida explica que é permitido o transporte de trabalhadores de um estado para outro em território nacional, desde que a empregadora interessada no recrutamento solicite autorização ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Caso contrário, o trabalhador corre o risco de ser enganado se viajar sem saber onde prestará o serviço, sem estabelecer o valor do salário a receber e as condições de alojamento. “Além da expectativa frustrada, alguns trabalhadores dormiram em colchões no chão. Fizeram empréstimos para pagar as passagens e agora têm direito a ressarcimento de todas as despesas e de indenização”.

    Thalma informa que o acordo foi emergencial para resolver rapidamente o problema dos trabalhadores longe de casa. “Mas a questão dos direitos difusos violados pela empresa será devidamente apurada e todas as medidas tomadas para dar prosseguimento ao caso".

    Aliciamento - O transporte de pessoas contratadas para trabalhar em outras localidades é regido pela instrução normativa nº 90/2011 da Secretaria de Inspeção do Trabalho. O recrutamento deve ser comunicado ao MTE a partir da Certidão Declaratória de Transporte de Trabalhadores (CDTT), que busca evitar o aliciamento e os intermediários, os famosos “gatos”.

    A certidão deve informar razão social e CNPJ da empresa, ou nome do empregador, cadastro do INSS e CPF, além de endereço, os fins e a razão do transporte dos trabalhadores, valor do salário, data de embarque e destino. O documento precisa ser entregue às Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego (SRTEs) e mantido à disposição dos órgãos fiscalizadores durante a viagem, no veículo de transporte, e, posteriormente, no local da prestação de serviços, acompanhado da relação nominal dos trabalhadores recrutados.

    Informações:

    MPT em Mato Grosso

    prt23.ascom@mpt.gov.br

    (65) 3613-9152

    • Publicações7757
    • Seguidores632680
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações428
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-chinesa-faz-acordo-com-trabalhadores-em-sinop/112168562

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)