Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Fórum de segurança no trabalho é lançado em Bento Gonçalves

MPT teve reconhecimento destacado no Fórum Permanente de Segurança e Saúde no Trabalho

há 10 anos

Porto Alegre – Com o objetivo de avaliar, discutir e propor soluções para o problema dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais, o Fórum Permanente de Segurança e Saúde no Trabalho de Bento Gonçalves (FPSST-BG) foi lançado na quarta-feira (16). A reunião de criação aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG).

O Ministério Público do Trabalho (MPT) teve reconhecimento destacado no evento. O procurador do Trabalho Ricardo Garcia, do MPT em Caxias do Sul, ressaltou a necessidade da ação em conjunto de órgãos que atuam na fiscalização trabalhista. "Com a congregação de esforços do poder público, empregados, empregadores e demais atores sociais comprometidos com a melhoria das condições de vida, será possível encontrar caminhos para reduzir os danos decorrentes do trabalho inseguro", afirmou.

Esse discurso também foi sustentado pelo diretor do Foro Trabalhista de Bento Gonçalves, Silvionei do Carmo. "O fórum é de grande importância para a construção de uma cultura de segurança no trabalho, o que se pretende implementar com a aproximação entre as entidades representantes de empregados e de empregadores, e as autoridades da Justiça do Trabalho, o MPT e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)”.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, também sugeriu que as entidades chamem mais vezes o MTE e também o MPT para debater questões de saúde e segurança no trabalho. O superintendente lamentou a ausência de mais empregadores durante o evento.

O desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, ex-gestor regional do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), destacou que" o fórum é extremamente importante como forma de identificar os principais acidentes de trabalho e doenças ocupacionais do município ". Para o magistrado, o objetivo é traçar estratégias para diminuir os riscos ligados ao meio ambiente do trabalho, o que, segundo ele, representará diminuição das demandas relativas a acidentes de trabalho.

Acidentes– O gerente regional do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Vanius Corte, afirmou que os números de Bento Gonçalves são assustadores. “São 4.500 acidentes de trabalho por ano. A cidade só perde para Caxias, estando à frente de muitas outras de porte maior", revela Corte. Conforme o auditor-fiscal, acidentes graves acontecem quase todos os dias na região. Ele sugeriu que o Cerest seja chamado para apresentar diagnóstico sobre os dados.

Esse foi o segundo fórum criado na Serra gaúcha com participação do poder público, empregadores e membros da comunidade. O evento reuniu 200 participantes entre trabalhadores, empresários e entidades sindicais de empregados e de empregadores, no plenário da Câmara Municipal da cidade. A promoção foi a primeira atividade do Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho de Caxias do Sul.

Informações:

MPT no Rio Grande do Sul

(51) 3284-3066

  • Publicações7757
  • Seguidores632697
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-de-seguranca-no-trabalho-e-lancado-em-bento-goncalves/111958986

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)