Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dono de quiosque faz acordo com MPT sobre trabalho infantil

    Adolescente trabalhava para o tio como caixa em balneário de Mucurici durante período de férias

    há 11 anos

    Vitória - O empreendedor Gilmar dos Santos, dono de um quiosque no balneário de Mucurici, em São Mateus (ES), foi autuado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por contratar o sobrinho de 16 anos como caixa. Segundo o relatório do Conselho Tutelar de Mucurici, o adolescente trabalhou durante as férias escolares, em janeiro, e continuou até março.

    O menino tinha jornada das 21h até por volta da 1h da madrugada, mas sem horário certo para ir embora. No carnaval, trabalhava o dia inteiro, como consta na denúncia recebida pelo Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Mas os pais do adolescente foram coniventes com a exploração, alegando que não se tratava de um trabalho regular, mas apenas uma ajuda ao tio no período de férias.

    Gilmar aceitou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo MPT em São Mateus, comprometendo-se a não admitir menores de 16 anos, independentemente do tipo de trabalho, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    Também não poderá permitir trabalho noturno, perigoso, insalubre ou em local que haja oferta de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de 18 anos, conforme o artigo , inciso XXXIII e artigo 205 da Constituição Federal, além dos artigos 404 e 405, inciso I, da Consolida ção das Leis Trabalhistas, e também o artigo 67, incisos I e II, do ECA. O descumprimento do termo resultará na aplicação de multa no valor de R$ 1 mil por cláusula descumprida, mesmo parcialmente.

    Informações:

    MPT no Espírito Santo

    (27) 2125-4522

    • Publicações7757
    • Seguidores632698
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dono-de-quiosque-faz-acordo-com-mpt-sobre-trabalho-infantil/100613510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)