Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parceria com concreteiras deve reduzir acidentes na construção

    Empresas de Caxias do Sul foram notificadas pelo MPT e MTE por se recusarem a entregar produtos em obras sem condições de segurança

    há 11 anos

    Porto Alegre – As sete empresas de concreto e argamassa usinados da região de Caxias do Sul (RS) foram notificadas a só fazer entrega dos produtos às construtoras que estiverem em dia com a Norma Regulamentadora nº 18, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A medida vale a partir de 1º de agosto. A norma prevê medidas de proteção e segurança do trabalho na construção civil. A recomendação foi dada em notificação expedida pelo Ministério Público do Trabalho no estado (MPT-RS) e pelo MTE às concreteiras no dia 17 de junho.

    O procurador do Trabalho Ricardo Garcia e o gerente regional do Trabalho e Emprego, Vanius João de Araújo Corte, que assinam o documento, explicam que com a colaboração das concreteiras será possível pressionar as construtoras a melhorar as condições de segurança e reduzir o número de acidentes nos canteiros de obras. A medida deve ainda proteger os empregados das próprias empresas de concreto e argamassa, que expõem seus funcionários a riscos de acidentes graves e fatais quando vão entregar produtos em obras sem proteções contra queda em altura.

    O MPT e o MTE recomendaram também que as empresas comuniquem a todos os seus clientes as novas condições para entrega dos produtos. As adequações a serem feitas pelas construtoras serão fiscalizadas pelos auditores do MTE. As irregularidades eventualmente encontradas poderão ser punidas administrativamente e até levar a interdição de obras. Todos os autos de infração, termos de notificação e atos de interdição serão encaminhados ao MPT para responsabilização judicial, no âmbito cível e criminal, das construtoras responsáveis.

    Informações:

    MPT no Rio Grande do Sul

    prt4.ascom@mpt.gov.br

    (51) 3284-3066

    • Publicações7757
    • Seguidores632688
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parceria-com-concreteiras-deve-reduzir-acidentes-na-construcao/100571257

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)