Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadores escravizados são resgatados em carvoaria

    Operação de grupo móvel encontrou 32 trabalhadores mantidos em regime de servidão por dívida no interior

    há 11 anos

    Belo Horizonte – Trinta e dois trabalhadores foram resgatados em situação análoga à de escravo em carvoaria na Fazenda Chapadão da Zagaia, no município de Sacramento (MG). Os trabalhadores foram encontrados durante operação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Federal, que teve início no dia 3 de maio, após denúncia.

    O MPT vai buscar a responsabilização de todos os envolvidos no processo de produção do carvão. “Além de cessar as irregularidades, vamos buscar a reparação dos danos sociais e individuais, por meio de indenizações pecuniárias”, informou o procurador do Trabalho Paulo Veloso, à frente do caso.

    A lista de irregularidades engloba o não pagamento de salários e o aliciamento de trabalhadores em outras cidades. “Pelo que foi apurado até o momento, estão presentes os requisitos para configuração de trabalho escravo, como servidão por dívida, condição degradante de trabalho e limitação da liberdade de locomoção”, explica o procurador.

    Foi denunciada a cobrança de despesas com alimentação e a impossibilidade de deslocamento, já que a cidade mais próxima fica a 80 km de distância da fazenda, onde não há transporte.

    A operação é dirigida pelo coordenador do projeto de combate ao trabalho escravo da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, Marcelo Gonçalves Campos, e conta com outros três auditores, dois agentes da Polícia Federal e o procurador do MPT.

    Foto capa: Lilia Gomes/ Assessoria de Comunicação - MPT/RS

    Informações:

    MPT em Minas Gerais

    prt3.ascom@mpt.gov.br

    (31) 3304-6391/ 3304-6182

    • Publicações7757
    • Seguidores632686
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações143
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadores-escravizados-sao-resgatados-em-carvoaria/100514679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)