Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mediação garante contratação de funcionários de empresa de ônibus

    Trabalhadores de viação suspensa do transporte público são contratados por outras empresas

    há 11 anos

    Aracaju – A Viação Tropical e a Modelo vão contratar imediatamente 160 funcionários da empresa VCA que estão parados por conta da suspensão de seis linhas de ônibus, determinada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Com a retirada das linhas, mais de 200 trabalhadores que atuavam como motoristas, cobradores e na manutenção dos veículos ficaram parados no pátio da VCA, correndo o risco de perder o emprego. Mediação do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) garantiu a contratação dos trabalhadores.

    A superintendência retirou das ruas 50 ônibus em situações precárias, com infrações e por não respeitarem os horários. As vistorias foram feitas há 15 dias e a suspensão das linhas, há uma semana. Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, as vistorias foram feitas para verificar as condições dos veículos. “A VCA foi a empresa escolhida por apresentar maiores problemas”, explica.

    Para o procurador regional do Trabalho, Ricardo Carneiro, que conduziu a mediação, o MPT conseguiu alcançar o objetivo. “Praticamente todo mundo que era “empregável”, ou seja, aqueles cujo vínculo com a VCA poderá ser extinto, serão aproveitados pelas empresas Modelo e Tropical.”

    Os representantes da categoria temiam que os trabalhadores fossem substituídos por outros empregados ou reprovados nas seleções das outras empresas. Mas elas comprometeram-se a submetê-los apenas a exames psicotécnicos e admissionais. As linhas que foram retiradas pela SMTT foram distribuídas para as empresas Tropical e Modelo. “A saída foi pedir a um órgão neutro, como é o MPT, que conduza essa negociação”, comenta a secretária de Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, responsável pela solicitação da mediação.

    “Eu confesso que estou mais tranquilo com o resultado. Saio daqui aliviado, pois acredito que não haverá mais demissões, já que a tendência é que os demais empregados fiquem na própria VCA”, desabafa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra), Miguel Belarmino da Paixão.

    Informações:

    MPT em Sergipe

    (79) 3226-9100

    • Publicações7757
    • Seguidores632687
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mediacao-garante-contratacao-de-funcionarios-de-empresa-de-onibus/100421056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)