Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara de Itaberaba reduz número de cargos comissionados

    TAC firmado pelo MPT limitou a dois assessores o número de cargos de confiança por vereador

    há 11 anos

    Salvador – Termo de ajuste de conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) limitou a dois o número de contratados em cargos de confiança na Câmara de Vereadores de Itaberaba, distante 276 quilômetros de Salvador. Até 2014, este número deverá chegar a um. Antes do TAC, cada vereador mantinha até quatro assessores em cargos de confiança.

    O acordo foi assinado em dezembro de 2012, após inquérito civil instaurado pelo MPT em Feira de Santana com acompanhamento do Ministério Público no Estado (MPE) da Bahia.

    Para o procurador do Trabalho Alberto Balazeiro, que atua no caso junto com o promotor de justiça Thomás Luiz Raimundo Brito, do MPE, “havia um incontestável desvio no uso dos cargos em comissão, com ocupação de funções privativas de servidores concursados, além do fato de haver uma desproporção no número de concursados em relação ao de ocupantes de cargos em comissão”.

    30% – A Câmara Municipal está se adequando ao Artigo 37 da Constituição Federal, que descreve as funções exercidas exclusivamente por servidores efetivos, aprovados em concurso público, e limita o uso de comissionados a atividades de direção, chefia e assessoramento. O Legislativo municipal reconhece que o número de cargos em comissão não pode superar o de servidores efetivos, e que devem ser reservados 30% de cargos comissionados para concursados.

    O descumprimento do TAC acarretará em multa de R$1 mil por trabalhador que venha ser nomeado ou contratado fora dos critérios definidos em lei. O acordo prevê, ainda, revisão no prazo de um ano para que possa ser confirmado o cumprimento da Constituição Federal.

    De acordo com o vereador e presidente da Câmara de Itaberaba, Zenildo Aragão, o TAC firmado no fim da gestão passada está sendo integralmente cumprido, mesmo com a resistência de alguns vereadores. Após os assessores da legislatura anterior terem sido exonerados, em 31 de dezembro, novas nomeações vêm ocorrendo seguindo os critérios estabelecidos no documento. Além disso, os aprovados no concurso de 2011 estão sendo convocados para ocupar as vagas.

    Informações:

    MPT na Bahia

    prt5.ascom@mpt.gov.br

    (71) 3324-3460

    • Publicações7757
    • Seguidores632685
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações137
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-de-itaberaba-reduz-numero-de-cargos-comissionados/100317525

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)