Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho Superior do MPT é apresentado a novos procuradores

    Procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, ministrou palestra sobre a atuação do órgão de deliberação

    há 11 anos

    Brasília – O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, ministrou palestra nesta quarta-feira (5) no X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho, realizado na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília. A capacitação começou na terça-feira (4) e vai até 29 de março de 2013. O curso pretende proporcionar formação aos 35 procuradores recém-empossados, aprovados no 17ª concurso público para provimento dos cargos.

    Luís Camargo falou aos novos integrantes sobre a atividade do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (MPT), seus regramentos e questões mais importantes de sua atuação. “O Conselho é o parlamento do MPT”, explicou o procurador, que preside o órgão de deliberação.

    É do Conselho Superior que partem as orientações normativas que pautam as ações da instituição. Ele também é responsável por avaliar a atuação dos procuradores e tomar providências, quando necessário. O conselho é formado por 10 subprocuradores-gerais e pelo procurador-geral do Trabalho. O corregedor-geral do MPT participa das sessões, mas sem direito a voto.

    Interlocução no Congresso – O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, também falou aos novos procuradores sobre a importância dos trabalhos de articulação política feitos pelo MPT. A instituição tem procurado estabelecer uma linha de diálogo com os parlamentares, a fim de defender os interesses do órgão.

    Nesse sentido, Luís Camargo destacou a mobilização do MPT junto aos parlamentares contra a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. “Essa PEC representa prejuízo para todo o Ministério Público brasileiro”, afirmou. A proposta retira o poder de investigação criminal do Ministério Público, conferindo-o só a atuação das polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal.

    Informações:

    Procuradoria-Geral do Trabalho

    Assessoria de Comunicação

    (61) 3314-8216

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-superior-do-mpt-e-apresentado-a-novos-procuradores/100226121

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)