Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT promove curso de formação sobre trabalho infantil

    Projeto MPT na Escola será apresentado e detalhado a procuradores e servidores

    há 11 anos

    Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove, nesta terça (20) e quarta-feira (21), em Brasília, o curso de formação para membros e servidores sobre o Projeto MPT na Escola, que consiste em levar às salas de aula a abordagem do tema trabalho infantil.

    Para o procurador do Trabalho e gerente do MPT na Escola, Antonio de Oliveira Lima, “não será possível mudar a realidade se não conscientizar”, principal objetivo do projeto. O procurador é também coordenador estadual do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), lançado no Ceará em outubro de 2008 e que, há três anos, promove a discussão do tema trabalho infantil com a comunidade escolar.

    “Trata-se de um momento imprescindível de apresentação e detalhamento do Projeto MPT na Escola para os procuradores do Trabalho e para os servidores, um diferencial do curso este ano. São eles que, no âmbito de cada estado, conduzirão a iniciativa a partir do início do próximo ano letivo, fazendo com que esta atividade alcance maior número de escolas, educadores e estudantes de todo o País”, explica Antonio de Oliveira Lima.

    Para o titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Rafael Dias Marques, um ingrediente fundamental para que o projeto MPT na Escola obtenha bons resultados é colocar “alma”, citando o poeta português Fernando Pessoa para pedir dedicação de todos os que estão participando do curso ao projeto: “Para ser grande, ponha a alma em tudo que fazes”.

    Segundo a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Daniela Varandas, “não é uma sentença judicial que vai acabar com o trabalho infantil”, por isso é fundamental o trabalho de conscientização e sensibilização como o que vem sendo realizado pelo MPT na Escola.

    Legislação – Conforme a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido até os 13 anos de idade. Entre 14 e 15 anos, é permitido somente na condição de aprendiz. Entre 16 e 17 anos, o trabalho é permitido, desde que não seja em condições perigosas ou insalubres, nem em horário noturno. Conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, entre 2006 e agosto de 2011, um total de 5.353 acidentes de trabalho envolvendo menores de 18 anos, com 58 mortes.

    Informações:

    Procuradoria-Geral do Trabalho

    Assessoria de Comunicação

    (61) 3314-8222

    • Publicações7757
    • Seguidores632687
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações233
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-promove-curso-de-formacao-sobre-trabalho-infantil/100194349

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)