Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeitura de Portel pagará R$ 1 mi por contratações irregulares

    MPT ingressou com ação contra o município por descumprir acordo para substituir servidores temporários por concursados

    há 9 anos

    Belém – O Ministério Público do Trabalho (MPT) pede na Justiça a execução de multa R$ 1 milhão contra o município de Portel (PA) por descumprir acordo judicial para a realização de concurso público e a nomeação dos candidatos aprovados. A multa será revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    Em investigação, o MPT verificou que, atualmente, a prefeitura mantém 1.044 trabalhadores temporários exercendo funções típicas de servidores de carreira, dos quais 1.008 foram contratados após a assinatura da conciliação. Entre os cargos indevidamente ocupados estão o de agente comunitário de saúde, professor e auxiliar administrativo. “O objetivo da ação é não só o pagamento de multa, mas fazer com que o município realize a contratação mediante concurso público”, destaca a procuradora do Trabalho Sílvia Silva, à frente do caso.

    O MPT requer ainda a expedição de mandado à prefeitura para o cumprimento das obrigações previstas no documento de conciliação, homologado em 2006. No acordo, a prefeitura se comprometeu a realizar contratações mediante concurso público, a nomear os aprovados e a rescindir contratos temporários no prazo de 1 ano; a não nomear cargos comissionados para funções técnicas e operacionais e a respeitar os percentuais mínimos de ocupação de funções gratificadas por servidores de carreira.

    Nº Processo TRT8: 0090000-08.2005.08.0104

    Informações:

    MPT no Pará e Amapá

    prt8.ascom@mpt.gov.br

    (91) 3217-7526

    • Publicações7757
    • Seguidores632684
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-de-portel-pagara-r-1-mi-por-contratacoes-irregulares/166388255

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)