Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto combate atuação de pedreiras clandestinas

    A partir da segunda quinzena de maio, equipes percorrerão municípios para coibir a prática ilegal, que põe em risco a saúde de trabalhadores

    há 10 anos

    Maceió – Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se reuniram na manhã de ontem (14), na sede do MPT em Alagoas, para oficializar a criação e implantação do Projeto Pedreiras. A iniciativa tem o objetivo de combater o trabalho degradante na extração clandestina de pedras no estado.

    A partir da primeira quinzena do mês de maio, os dois órgãos realizarão inspeções conjuntas nos municípios e emitirão notificações recomendatórias aos gestores municipais, para que não adquiram materiais de pedreiras clandestinas e não incentivem a prática ilegal. O MPT fará um levantamento da quantidade de pedreiras existentes e suas localizações.

    Em inspeções anteriores, o MPT já constatou irregularidades que põem em risco a saúde e segurança de trabalhadores, como falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), excesso de jornada, alimentação precária, ausência de instalações sanitárias, transporte irregular, mau fornecimento de água e uso inadequado de explosivos.

    O Ministério Público do Trabalho e o MTE exigirão a desativação imediata das pedreiras ilegais e o isolamento das áreas. Caso descumpram as determinações, os donos dos estabelecimentos poderão sofrer penalidades judiciais.

    Informações:

    MPT em Alagoas

    prt19.ascom@mpt.gov.br

    (82) 2123-7946

    • Publicações7757
    • Seguidores632683
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-combate-atuacao-de-pedreiras-clandestinas/116555428

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)