Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mediação do MPT encerra greve de empregados da Marfrig

Funcionários ficaram em greve por 15 dias para empresa cumprir acordo

há 10 anos

Cuiabá – A Marfrig Alimentos decidiu atender às reivindicações de 300 funcionários que ficaram em greve por quase 15 dias para exigir o cumprimento de acordo firmado entre a diretoria do grupo e o sindicato da categoria. O pagamento do prêmio de produção com base em critérios objetivos de produtividade e melhores condições no ambiente de trabalho foram alguns dos pontos negociados com o frigorífico, que fica em Tangará da Serra, a 246 km de Cuiabá.

Audiência de conciliação foi realizada pela juíza Deizimar Mendonça de Oliveira, titular da 1ª Vara do Trabalho de Tangará da Serra, e contou com a presença do Ministério Público do Trabalho (MPT). O procurador do Trabalho José Pedro dos Reis mediou, a pedido do próprio sindicato, tentativas de encerramento da greve. Para ele, o acordo simbolizou um importante momento de reflexão sobre as razões das divergências nas relações de trabalho, em especial quanto ao tratamento respeitoso que deve existir entre os funcionários e os empregadores. “Se a empresa, pelos seus prepostos, tivesse recebido a Comissão de Negociação Sindical para discutir algumas questões internas que poderiam ser resolvidas em uma reunião, teria, com certeza, evitado a greve”, destacou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação Frigoríficas de Álcool e de Refinação de Açúcar nos Municípios de Tangará da Serra e Região (SINTIAAL), Nilza Leão, explicou que a empregadora atendeu às reivindicações da categoria, especialmente as relativas ao pagamento do prêmio de produção, que deverá ser efetuado levando-se em conta apenas critérios objetivos de produtividade. Por isso, o desconto por faltas foi vedado durante a negociação.

Ao cumprir o acordo, o grupo Marfrig também respeitará decisão judicial em ação civil pública ajuizada pelo MPT, na qual foi condenado a pagar R$ 200 mil por dano moral coletivo e a adequar a conduta relativa ao pagamento do prêmio de produção. A medida visa impedir que o frigorífico continue realizando descontos no prêmio de produção dos empregados que possuem faltas. Nem mesmo os atestados médicos evitavam a dedução, que chegava a 25% do salário.

A empresa deverá providenciar, ainda, melhorias das condições de conforto do ambiente, realizando a compra e a instalação de aparelhos de ar condicionado e de bebedouros na portaria, em um prazo de 60 dias. O frigorífico também garantiu que disponibilizará pessoas habilitadas para dirigir a ambulância em todos os turnos, assegurando o transporte gratuito do trabalhador até o hospital ou posto de atendimento, bem como a entrega, sem custo, de um vale-transporte para o retorno.

O acordo também garantiu que não seja realizado nenhum desconto nos salários dos trabalhadores que aderiram à greve, em razão dos dias parados, pelos próximos três meses – prazo estipulado para o término da compensação, que deverá ser feita, no mínimo, na quantidade de 1/3 das horas por mês. A direção do frigorífico comprometeu-se, ainda, a efetuar o reembolso desses dias até 14 de novembro.

Informações:

MPT em Mato Grosso

prt23.ascom@mpt.gov.br

(65) 3613-9152

  • Publicações7757
  • Seguidores632683
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mediacao-do-mpt-encerra-greve-de-empregados-da-marfrig/112083502

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)