Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Usina é executada em R$ 3,2 mi por descumprir normas

    Empresa desrespeitou acordos com o MPT e deixou de adotar medidas de proteção e saúde no trabalho

    há 11 anos

    Goiânia – O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) ingressou com duas ações de execução contra a usina Vale do Verdão. Juntos, os processos somam R$ 3,2 milhões. A empresa foi acionada por descumprir acordos judiciais que previam adoção de medidas de saúde e segurança no trabalho. Os acordos foram homologados em fevereiro de 2011 pela Justiça do Trabalho em Rio Verde (GO).

    Pelos acordos, a usina deveria fornecer e fiscalizar o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos empregados. Também precisaria manter profissional para prestar primeiros-socorros, criar espaço apropriado para refeições, promover treinamento para o trabalho com máquinas. A usina tinha ainda de fornecer água potável e copos de uso individual e adequar as instalações sanitárias, disponibilizando inclusive lixeiras e produtos para levar e secar as mãos, evitando uso de toalhas coletivas.

    Para o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, o descumprimento dos acordos trouxe um possível risco à saúde e segurança dos trabalhadores, que poderiam ter perdido a vida pelo desrespeito à legislação trabalhista. A usina Vale do Verdão voltou a ser investigada após o MPT ter recebido cópias de documentos que apontavam a irregularidade, quando o procurador decidiu abrir inquérito civil para apurar os fatos.

    Informações:

    MPT em Goiás

    (62) 3507 2713

    • Publicações7757
    • Seguidores632683
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usina-e-executada-em-r-3-2-mi-por-descumprir-normas/100607286

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)