Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT debateu acidentes de trabalho com bancários de Caxias do Sul

    Fórum sobre o tema tirou dúvidas e discutiu a prevenção de acidentes com a categoria

    há 11 anos

    Porto Alegre – Em memória as vítimas de acidentes do trabalho, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participou do I Fórum sobre Acidentes de Trabalho – Um alerta sob novos pontos de vista, realizado na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caxias do Sul e Região no dia 25 de abril. O evento foi promovido em menção ao dia 28 de abril - Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

    Segundo o diretor-coordenador do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caxias do Sul e Região, Vilmar José Castagna, o fórum buscou informar sobre a prevenção de acidentes, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos, por meio de profissionais com propriedade para tratar do tema.

    Participaram do evento o Grupo União Solidário dos Bancários Afastados (USBA), constituído por 20 trabalhadores de Caxias do Sul e região, afastados de suas funções devido a acidentes ou doenças de trabalho, e pelo Grupo de Ação Solidária (GAS), representado por 50 bancários afastados, vindos de Porto Alegre para a reunião. Muitos dos presentes relataram dramas vividos por eles ou por colegas, como tentativas de suicídio e assédio moral.

    Outro diretor-coordenador do sindicato, Nelso Antonio Bebber, afirmou que a categoria está entre os trabalhadores que mais desenvolvem doenças relacionadas ao sofrimento mental, de acordo com o Ministério da Previdência e Assistência Social. "O contexto de imposição de metas e os mecanismos de cobrança para atingi-las são considerados fatores de risco à saúde", declarou.

    Informações divulgadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontam que as doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho. Segundo estimativas da OIT, 2 milhões de mortes são causadas por diversos tipos de doenças relacionadas com o trabalho, o que equivale a média diária de mais de 5,5 mil mortes.

    Informações:

    MPT no Rio Grande do Sul

    prt4.ascom@mpt.gov.br

    (51) 3284-3066

    • Publicações7757
    • Seguidores632687
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-debateu-acidentes-de-trabalho-com-bancarios-de-caxias-do-sul/100492311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)