Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT discute contratação dos catadores pela prefeitura de Manaus

    Município terá de 45 dias para apresentar cadastro de todos os catadores de material reciclado da coleta seletiva

    há 11 anos

    Manaus – A procuradora do Trabalho Alzira Melo Costa anunciou na 3ª Reunião Ordinária do Fórum Lixo e Cidadania, em Manaus, realiada segunda-feira, que o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 11ª Região expediu notificação com prazo de 45 dias para que a Prefeitura de Manaus apresente cadastro de todos os catadores de material reciclado da coleta seletiva da cidade e mais quatro meses para que o município contrate associações ou cooperativas que trabalham na coleta de resíduos sólidos urbanos.

    Segundo a procuradora, o MPT vê com preocupação a condução da prefeitura nos trabalhos relacionados a coleta seletiva da cidade. “A ideia da Política Nacional de Resíduos Sólidos é promover a inclusão de todos os catadores e, não apenas, de determinados grupos. Os problemas pelos quais passam os catadores não estão relacionados, apenas, à questão da degradação ambiental, mas, sim, da degradação humana. São diversos trabalhadores sem justa remuneração, segurança e saúde no ambiente de trabalho”.

    Ao ser cobrado sobre a efetiva inclusão dos catadores, o secretário Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Paulo Ricardo da Rocha Farias, informou que a intenção é que até o dia 17 de maio, data em que pretende instituir como sendo o dia da reciclagem, os primeiros catadores já tenham sido contratados.

    O Ministério Público do Trabalho da 11ª Região faz parte da diretoria colegiada do Fórum juntamente com Universidade Federal do Amazonas por meio do Grupo Interação e o Comitê Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

    Informações:

    MPT no Amazonas

    (92) 3584-1750/ 3584-6660

    • Publicações7757
    • Seguidores632683
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-discute-contratacao-dos-catadores-pela-prefeitura-de-manaus/100447988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)