Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Inmetro é proibido de exigir antecedentes criminais

Instituto cobrava apresentação de certidão negativa e criminal de terceirizados

há 11 anos

Porto Alegre – O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) em Porto Alegre (RS) não poderá mais exigir apresentação de atestados de antecedentes criminais a seus terceirizados, sob pena de multa de 60 vezes o salário mínimo nacional vigente. A determinação é resultado de acordo conciliado em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o instituto. Exigência de certidões negativas, civis e trabalhistas também foi proibida.

Se aplicadas, as multas serão revertidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou ao custeio de cursos profissionalizantes ministrados por entidades do Sistema S (Senai, Senac, Sesc, Sesi). A capacitação será direcionada para egressos do sistema carcerário e de internação para menores infratores.

A homologação da conciliação ocorreu em audiência na 18ª Vara do Trabalho da cidade, realizada pelo juiz João Batista S.M. Vianna. O caso foi conduzido pelo procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra.

Informações:

MPT no Rio Grande do Sul

prt4.ascom@mpt.gov.br

(51) 3284-3066

  • Publicações7757
  • Seguidores632682
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inmetro-e-proibido-de-exigir-antecedentes-criminais/100317498

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)